sábado, 3 de outubro de 2009

Aconteceu há alguns anos...

foto Mariah
7ª série (hoje 8º ano)

Época de avaliações, em uma escola particular do grupo Pueri Domus. Revisões, tempo de prestar muiiiiita atenção.

Era uma sala com poucos alunos. Neste dia, estavam dispersos, algo estava acontecendo. Estavam silenciosos, mas dispersos. Um clima tenso invadia aquela aula de Língua Portuguesa e eu não conseguia entender o que era. Continuei a aula.

Mas comecei a observar cada gesto, cada olhar... Percebi que eles olhavam para trás, mais especificamente para cima de um armário. Foi então que vi, lá em cima, uma lixeira pequena que normalmente ficava ao lado da porta. Perguntei quem tinha posto lá e quando me dirigi para colocá-la de volta no seu lugar, todos ficaram aflitos. O momento foi interrompido pelo comentário de uma aluna: “professora, sabe o que é...”

Na verdade, naquela lixeira, sem lixo, e muito limpa, estava um filhote de pássaro que havia caído da árvore do jardim da escola. A ideia era aguardar o término das aulas para levarem o bichinho para casa e cuidarem dele.

Bom, pensei, claro que ensinar alguma coisa de “Português” naquela hora seria um pouco impossível, então tive a idéia de chamar a professora de Biologia para compartilhar o acontecido. Levamos o pássaro para o laboratório de Ciências e cuidamos daquele ser indefeso. Ele, no fim do período, foi levado para um viveiro de uma aluna ali perto e sobreviveu.

Como foi um momento marcante na vida daqueles alunos, quando chegou o dia da Avaliação, também pedi uma produção de texto em forma de Relato para cada um registrar aquele dia memorável, quando, na época, “escaparam” de assistir a uma difícil revisão para as provas.

Para minha surpresa, depois de ler os relatos em casa, descobri que o pássaro não havia caído. Um dos meninos mais “levados” da escola havia derrubado um filhote do ninho e os alunos, para não deixarem o outro filhote sozinho, resolveram tirá-lo de lá também e cuidar dele.

Ah! Esqueci de mencionar: esse menino levado participou de tudo, com a maior “cara lavada”, como se nada tivesse acontecido...

2 comentários:

  1. professora que que é aquilo na foto

    hugo
    felipe
    afonso
    6anoB

    ResponderExcluir
  2. Qual foto? A do pássaro?

    Esse pássaro estava em um telhado transparente... Tirada de baixo para cima. Viu que efeito legal?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.