terça-feira, 30 de novembro de 2010

Atividade de leitura - O Menino Que Trocou A Sombra




SINOPSE

Era uma sombra como qualquer outra... Nos dias de sol, corria nas paredes e muros. Nos de chuva, ficava fraquinha e até se apagava na calçada. Como resistir ao estilo envolvente do autor Walcyr Carrasco? Impossível! Principalmente quando ele narra a história de Zé Luís, um menino que andava muito insatisfeito com a própria sombra por considerá-la pouco original e completamente inútil... Motivo pelo qual sai por aí à procura de uma sombra ideal. Essa situação toda fica ainda mais divertida e curiosa quando entram na história as cores e o traço do ilustrador Marcello Araujo. O livro trata da difícil arte de se aceitar como é e de descobrir as próprias potencialidades.

Editora: Ática
Autor: WALCYR RODRIGUES CARRASCO
Ano: 1999


ETAPAS PARA TRABALHAR O LIVRO

Atividade aplicada com turmas de 6º Anos.

1. Coloque o livro na transparência ou no "data show", principalmente as imagens.
2. Faça uma leitura expressiva para os alunos.
3. O livro é divertido, não exige grandes reflexões, mas provoca curiosidade porque mexe com o imaginário do leitor.
4. Depois da contação da história, proponha aos alunos uma atividade de reprodução das sombras, entregando a eles cartolina preta dupla face, tesouras e uma cópia de várias silhuetas de animais em miniatura.
5. O material confeccionado pode ser usado com as turmas dos anos iniciais, quando, depois da contação, os alunos são estimulados a escolher uma sombra e argumentar sobre o motivo da escolha, baseando-se na história lida.

Projeto de leitura, de autoria de Maria Cristina Gama

Um comentário:

  1. Muito legal Chris!
    Me deu saudades da época que eu trabalhava com contação de histórias e tinha que fazer atividades com eles. Nossa...que saudade!!!
    Eu lia tudo que era livro infanto-juvenil, gostava tanto...rsrsrs...vou ver se a biblioteca aqui perto já tem esse livro pra mim ler...rsrs.
    Queridaaaa...beijos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.