segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Se arrependimento matasse...

Ainda falando sobre o início de carreira e a falta de experiência...

 
Consegui aulas livres no Estado, em uma das melhores escolas da região. Turmas do 1º Colegial. Eu estava muito animada, cheia de ideias para desenvolver aulas interessantes, que prendessem a atenção dos alunos.

Tentava não ver as “caras feias” dos professores antigos da casa e continuava com a minha euforia.

Desafiei os alunos a escreverem uma peça teatral com base nas farsas de Gil Vicente, e adaptarem a situação para os dias atuais. Eram duas salas e cada sala foi dividida em quatro grupos.

O teatro aconteceu em um auditório apropriado, da própria escola. Os alunos tiveram acesso ao espaço com antecedência e arrumaram tudo.

As apresentações começaram e o primeiro grupo foi bastante aplaudido. Os grupos seguintes também tiveram uma boa performance, além de atenderem à proposta do que tinha sido pedido para o trabalho.

Mas o problema aconteceu com a última apresentação: os alunos não foram bem e como eu havia reservado o auditório e mobilizado alunos e alguns pais para assistirem à peça e a peça não tinha dado certo, tive a grande idéia ou “infeliz ideia” de convidar, na mesma hora, aquele primeiro grupo para apresentar novamente no lugar do grupo que tinha ido mal...

Sem querer, provoquei um clima tenso, pois eu desmereci um grupo e exaltei outro. Isso me custou muitas caras feias e um ambiente pesado até o fim do ano, além da “rixa” entre os grupos.

O que eu deveria ter feito?

Hoje, com a experiência que tenho, sei que deveria ter incentivado, que deveria ter elogiado, mesmo que não tivesse dado certo; afinal, é muito difícil para adolescentes adaptar uma peça teatral, confeccionar cenários, conseguir figurinos e ainda “dramatizar”... Deveria ter pedido que apresentassem novamente, claro que depois de algumas orientações minhas...

Se arrependimento matasse, eu não estaria aqui contando isso para você agora...

Aprendi, depois de tudo isso, a respeitar o sentimento do próximo, até mesmo a sentir as mesmas dores de decepção e derrota... Meu pedido de desculpas não apagou o que aconteceu... E até hoje, quando encontro alguém daquela época, eu me envergonho.

5 comentários:

  1. Oi Cristina,
    Quanto tempo!
    Gostei demais do seu blog! Parabéns! Aparece no meu também! http://doresedelicias-professor.blogspot.com/ Lá eu conto as dores e delícias da nossa profissão. UM beijão pra você e para o querido Rafael.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Viviane!

    Fiquei muito feliz com a sua visita. Já dei um pulinho lá no seu blog... Nossa! Está lindo, parabéns! Vou me inspirar nele para aprimorar o meu, posso?

    Grande Beijo,
    Chris e Rafael

    ResponderExcluir
  3. oi professora
    tudo bom?
    gostei desse seu blog

    hugo felipe afonso
    6 ano B

    ResponderExcluir
  4. Olá, Hugo!

    Que bom que você gostou... Daqui a pouco começo a comentar coisas da nossa escola... aguarde...

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Oi professora tudo bem.
    Gostei muito do seu blog
    Parabéns!

    Pedro Luan-6 ano C

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.