quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma doce aula de redação

Depois de um feriado prolongado, reencontrei os meus alunos das segundas-feiras preguiçosas. Claro que colocamos “a fofoca” em dia, antes de começarmos a nossa aula...

Então, eles receberam a informação que eu tinha duas notícias para dar à sala: uma boa e uma ruim e, como era de se esperar, preferiram a ruim primeiro.

Eles deveriam fazer uma produção de texto, colocando em prática técnicas de descrição, usando adjetivos e locuções adjetivas. Alguns reclamaram, outros argumentaram que já haviam feito na semana passada... Mas não adiantou.

Comecei as orientações:

“Vocês deverão fazer a descrição de um objeto com base no tato, olfato, visão e...”,

Neste momento, tirei de uma sacola um Sonho de Valsa; eles arregalaram os olhos e começou um burburinho.

Continuei:

“Paladar!”

[...]

Todos receberam um bombom em comemoração ao Dia das Crianças para fazer a descrição, com a seguinte proposta:

Um alienígena é enviado ao planeta Terra para estudar os humanos. Fica amigo de um garoto e ganha dele um bombom. Ao voltar para o seu planeta, tenta contar ao seu superior o que tinha comido.


Agora, imagine que você é esse alienígena e descreva o Sonho de Valsa, falando da sua imagem, do formato, do gosto, da sensação em relação ao tato e ao paladar...

Os alunos gostaram muito da proposta, mas ficaram surpresos, pois “comer” na hora da aula não era permitido...

Pedi que colassem o papel da embalagem no caderno antes da produção de texto.

Foi muito engraçado e curioso observar cada aluno: alguns engoliram o bombom numa bocada só, outros degustaram vagarosamente para descrever o gosto e a sensação dele na boca... Outros se preocuparam em descrever a embalagem, olhando minuciosamente cada detalhe para a descrição...

A aula terminou.

No dia seguinte, socializaram as descrições com a turma. Fiquei surpresa com o excelente resultado e eles também, pois somente perceberam que os seus textos estavam recheados de adjetivos, quando pedi para destacarem essas palavras na descrição feita.

Essa aula foi mesmo um sonho.


PS:
Segundo os meus alunos, eles não são mais “crianças”, mas quando é para ganhar presente, todo mundo quer voltar o tempo, acho que até eu...

2 comentários:

  1. Puxa Cris, adorei a criatividade que encontrou para dar uma aula gostosa e conseguir o resultado esperado parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Professores são assim. Se alegram com uma aula e nessa alegria o mundo renasce. Parabéns professora. Em tempos que ouvimos apenas histórias tristes sobre educação, momentos assim são sinfonias em nossos corações.
    Uma linda semana para ti.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.